icon-orange
learn

Os benefícios do hábito da leitura

Picture of Redação Ymeet :)

Redação Ymeet :)

Somos apaixonados por encontrar fornecedores maravilhosos, talentos, ideias que só precisam de divulgação!

Existe algum amigo melhor do que um livro? A leitura pode te levar para outros universos e dimensões, te apresentar personagens marcantes e fazer uma viagem ao redor do mundo sem sequer sair do sofá.

Fora que um livro também pode ser ser uma companhia em todos os lugares: carregue um livro consigo e nunca se sentirá sozinho! E, com a modernidade, você nem precisa sentir o peso na bolsa, já que ele cabe dentro do seu celular. Mas nada que substitua a sensação de segurar um livro físico, não é mesmo?

Entendemos que na correria do dia a dia, o tempo para se dedicar a leitura é pouco. Mas essa hábito só traz benefícios para nossa saúde mental! Pensando nisso, o YLearn vai te mostrar porque vale a pena separar ao menos 30 minutos do seu dia para o amigo livro!

1- Amplia seus conhecimentos e vocabulário
Uma coisa é fato: quem lê conhece mais palavras. Em consequência disso, o vocabulário fica mais rico e a pessoa possui uma maior desenvoltura para escrever e falar.
E, além do vocabulário, a leitura pode te levar para muitos lugares: você pode conhecer culturas, ciências, geografia, política… livros podem te fazer entender sobre uma gama infinita de assuntos.

2- Criatividade
A leitura estimula a criatividade, já que o leitor é levado para diversos cenários no decorrer do livro. As histórias são descritas em riquezas de detalhes, fazendo com que a pessoa trabalhe a imaginação para estar naquele ambiente. Isso potencializa a habilidade em desenvolver novas ideias e resolver problemas.

3- Melhora a concentração
Ler é uma forma de exercitar o cérebro. No momento em que estamos lendo, produzimos uma maior quantidade de sinapses, os sinais eletrônicos que fazem as conexões entre os neurônios. Ou seja, variadas funções cerebrais são ativadas na leitura. Assim, funções cognitivas, como memória e concentração, são estimuladas.
A pessoa que lê com frequência tende a ter uma maior concentração e se distrai menos, além de memorizar informações mais facilmente.
Inclusive, existem estudos que buscam entender a conexão entre a leitura e a prevenção de doenças degenarativas, como o Alzheimer e a demência.

4- Favorece o senso crítico
O indivíduo que lê tem a tendência de olhar criticamente para as informações, não acreditando em tudo o que lhe é dito. Ele também possui maiores argumentos ao criticar algo, já que teve acesso a diversos conhecimentos. Isso produz uma postura questionadora e fora do senso comum.

E você, gosta de ler? Qual seu gênero literário favorito?

Outros assuntos que podem te interessar:

Aulas de música sem sair de casa!

Palavras em inglês (e expressões) que usamos muito

O que você ainda não sabe sobre os idiomas

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba conteúdos exclusivos no seu email :)

icon-orange

Siga o Ymeet

Utilizamos  cookies. Para oferecer uma melhor experiência de navegação no site.