Atualmente, muitas pessoas estão procurando um estilo de vida mais saudável e isso inclui a alimentação. Procurar o profissional correto para o seu caso é essencial! Mas uma área que confunde muitos é a nutrologia. Afinal, o que é um nutricionista e um nutrólogo? Quais são as diferenças? Posso procurar qualquer um deles?
Pode relaxar que o YMed está aqui para solucionar sua dúvida e explicar de vez a função de cada um deles.
Formação de cada área
Se você quiser ser um nutricionista, deve cursar a faculdade de nutrição, que dura entre 4 e 5 anos e estuda conteúdos relacionados a composição alimentar e envolve fatores psicológicos e sociais ligados a alimentação humana.
Já para alguém se tornar um nutrólogo, essa pessoa deve passar pela faculdade de medicina e, após a formatura, escolher a especialização em nutrologia. Ou seja, nutrólogo é uma especialidade médica.
Afinal, qual a diferença?
Apesar das duas áreas serem diretamente ligadas a alimentação, elas possuem abordagens diferentes no assunto.
O nutricionista é focado nos alimentos em si, assim ele é o profissional ideal para reeducação alimentar e desenvolver uma dieta balanceada para cada paciente.
O nutrólogo, por seu histórico na medicina, é a quem você deve procurar para diagnosticar, tratar e prevenir doenças ligadas ao metabolismo, ingestão de nutrientes e distúrbios alimentares. Ele também é quem pode prescrever medicamentos, caso necessário. O profissional busca, além da questão de peso, entender o que está acontecendo no organismo do paciente.
Atuação do nutricionista:
- Prescrever dietas individuais
- Entender as necessidades alimentares e de rotina de cada paciente
- Preparar dietas com refeições completas
Atuação do nutrólogo:
- Diagnosticar e tratar doenças nutricionais
- Orientar o paciente sobre sua relação alimentar com seu estado de saúde
- Acompanhar regulamente o estado nutricional do paciente
- Educar o paciente em relação aos efeitos de determinadas substancias
Doenças tratadas pelo nutrólogo:
- Diabetes
- Hipertensão
- Bulimia
- Anorexia
- Obesidade
Veja mais: