Esse novo estilo de vida tem conquistado cada vez mais pessoas. O veganismo está sendo abraçado por quem ama os animais, busca uma vida mais equilibrada e se preocupa com o planeta. Porém, ainda não é tão fácil encontrar restaurantes que se preocupem com pratos elaborados e bem feitos sem nenhuma origem animal. Por isso, separamos três receitas veganas para você experimentar em casa. Aproveite!
Estrogonofe de grão-de-bico
Difícil encontrar alguém que não ame a combinação estrogonofe + arroz + batata palha. Que tal, então, substituir a carne?
Ingredientes
- 4 dentes alho picados
- 1/2 xícara (de chá) de cebola picada
- 1 xícara (de chá) de grão-de-bico cru
- 100g cogumelos frescos fatiados
- 1 e 1/2 xícara (de chá) de molho tomate
- 1 xícara (de chá) de leite de amêndoas
- 2 colheres (de sopa) de mostarda
- 1/2 xícara (de chá) de leite de amêndoas misturada com 2 colheres (de sopa) de amido de milho
- 6 folhas de manjericão grandes picadas
- 1 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
- Pimenta do reino moída a gosto
Modo de preparo
- Em uma vasilha, coloque o grão-de-bico cru, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas.
- Escorra, lave bem e coloque em uma panela de pressão. Cubra com dois dedos de água e deixe cozinhar em fogo médio por 5 minutos depois que pegar pressão e desligue. Escorra e reserve.
- Em uma panela grande e em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho picado e a cebola picada até ficarem levemente dourados. Acrescente o grão-de-bico cozido, os cogumelos fatiados, tempere com sal a gosto e refogue por cerca de 1 minuto, até os cogumelos ficarem levemente macios.
- Adicione o molho de tomate, 1 xícara do leite de amêndoas, misture, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos.
- Quando estiver fervendo, acrescente a mostarda, o leite de amêndoas misturado com o amido de milho e deixe engrossar. Adicione as folhas de manjericão, a salsinha e cebolinha picadas, misture e se gostar coloque pimenta do reino a gosto.
Berinjela à parmegiana
Hmmmmm! Já imaginou ela empanada, frita e coberta com molho de tomate? O queijo, é claro, fica de fora.
Ingredientes
- 2 berinjelas grandes em fatias com cerca de 1cm
- 1 xícara (de chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (de chá) de água
- 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
- Cerca de 1 de xícara (de chá) de farinha de rosca
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Antes de tudo, prepare o molho que vai acompanhar a parmegiana, fica a sugestão do delicioso molho de tomate confit da Isa (vídeo).
- Corte as berinjelas no sentido do comprimento e coloque as fatias em uma vasilha com cerca de 1 litro de água com uma colher de sopa de vinagre, para tirar o amargo. Deixe de molho por 15 minutos. Escorra, passe papel toalha para tirar o excesso de água, em seguida tempere com um pouquinho de sal e reserve.
- Coloque a farinha de rosca em um prato raso e espalhe.
- Em uma vasilha, faça a misturinha de farinha de trigo, água, sal a gosto e bicarbonato, misture bem e coloque em um prato raso. Passe as berinjelas nesta mistura e em seguida passe-as na farinha de rosca para empanar.
- Esquente uma frigideira anti-aderente em fogo médio, coloque cerca de duas colheres de sopa de óleo, espalhe e coloque algumas fatias de berinjela, tomando cuidado para não se sobreporem. Frite até ficarem douradinhas, e coloque sobre papel toalha para secarem. Repita o processo com o restante das berinjelas.
- A farinha de rosca costuma queimar quanto sai da berinjela, você pode passar um papel toalha para limpar a frigideira, e colocar óleo novamente para fritar o restante.
- Sirva com o molho.
Cuscuz marroquino
Receita muito rápida, que serve até 4 pessoas e tem preço médio de apenas R$7. Aposte nela! (E nas outras receitas veganas que já contamos)
Ingredientes
- 1 xícara (de chá) de cuscuz (couscous) marroquino
- 1 colher (de sopa) de azeite
- 1 xícara (de chá) de água
- 1/2 xícara (de chá) de cenoura ralada
- 1/2 xícara (de chá) de salsinha picada
- 1/2 xícara (de chá) de castanha de caju picada
- Sal a gosto
- Azeite a gosto
- Pimenta do reino moída a gosto
Modo de preparo
- Ferva a água e coloque o cuscuz em uma vasilha. Tempere com uma pitada de sal, adicione 1 colher (de sopa) de azeite, e acrescente a água quente. Misture com um garfo, abafe com um prato e deixe descansar por 5 minutos. Enquanto isso pique os outros ingredientes.
- Passados os 5 minutos, adicione a cenoura, a salsinha e a castanha de caju e misture.
- Se sentir necessidade, corrija o sal, e tempere com pimenta do reino e azeite a gosto.
Fonte: Presunto vegetariano
Gostou dessas receitas veganas? Acompanhe o Yvegano para mais dicas!