Quer começar na vida saudável mas ainda não sabe como? Procurando alguma atividade física que mais se identifica? Quer deixar de ser sedentário mas não gosta de academia? O pilates pode ser a resposta para essas perguntas.
Pilates é uma forma de exercício que trabalha a musculatura através do controle dessa parte. Pode ser praticando com ou sem o auxílio de equipamento e é visto por muitos como uma forma de terapia, de conectar o corpo e a mente.
É uma modalidade que conduz a pessoa para uma maior consciência corporal, fazendo o indivíduo entender mais o seu limite e conhecer os sinais do seu próprio corpo.
Procurado principalmente por ajustar a postura, o pilates também serve para aumentar a flexibilidade, melhorar o contorno corporal e trabalhar a musculatura. O pilates envolve força, controle de respiração e resistência.
Quem pode praticar?
Esse é um ponto positivo: qualquer um é bem vindo! Desde jovens até idosos, sedentários e pessoas que praticam exercícios regularmente. Os exercícios não são de alto impacto, o que diminui o risco de lesões em sua prática.
Muitas pessoas procuram atividades física para emagrecer, então é importante reforçar que, como todo o esporte, o pilates pode sim causar a perda de peso, mas não é de uma forma tão significativa quanto os exercícios aeróbicos.
Dois tipos de pilates:
- Com aparelhos: utiliza molas que podem facilitar o movimento para quem precisa e também dificultar para que o aluno alcance maiores níveis na pratica.
- Sem aparelhos: feito com o peso do corpo e, por esse motivo, pode ser considerado mais difícil. Porém ela tem a vantagem de ser praticada em qualquer lugar, não dependendo de um estúdio.
É importante considerar também que esses dois métodos não são isolados e podem sim ter seu uso intercalado.
Benefícios do pilates:
- Melhora da postura
- Alívio na tensão
- Aumento a flexibilidade
- Maior consciência corporal
- Melhora na mobilidade
- Foco na respiração
- Aumento do tônus muscular
Saiba como intensificar seus resultados com uma melhor alimentação e entenda a diferença entre nutricionista e nutrólogo.