icon-orange
body

Déficit calórico: o que é isso?

Picture of Redação Ymeet :)

Redação Ymeet :)

Somos apaixonados por encontrar fornecedores maravilhosos, talentos, ideias que só precisam de divulgação!

Você já ouviu falar em déficit calórico? Esse termo é bastante conhecido pelas pessoas que estão tentando perder uns quilinhos. Mas afinal, o que isso quer dizer? Como atingir o tão falado déficit calórico? O YBody veio simplificar algumas condições sobre esse processo bastante desejado na hora de emagrecer.

O que é déficit calórico?
Vamos entender por partes. O que são calorias?
Todos os alimentos que comemos possuem uma energia acumulada que será convertida em nosso corpo. Essa energia são as calorias. Ao ingerimos um alimento, essas calorias são transformada em energia que será usada para realizar todas as atividades do nosso dia-a-dia, desde exercícios físicos até piscar os olhos.
Já déficit representa a ausência: é a falta de algo para preencher uma determinada quantidade.
Ou seja, o déficit calórico nada mais é do que consumirmos menos caloria do que iremos gastar. Falando em termos gerais, é negativar as calorias.

Como funciona as nossas reservas energéticas?
Nosso corpo é movido principalmente por carboidratos. Eles são o principal elemento presente em nossa alimentação e é a reserva primária de energia usada pelo corpo. Por isso, as reservas de carboidratos não são muitas. Quando elas acabam, nosso corpo passa a etirar energia de outras fontes, como proteína e gordura. A partir daí que se dá o emagrecimento. E por isso é tão difícil o processo de emagrecer: as reservas de tecidos adiposos não são a primeira fonte de consumo calórico.

Como atingir esse déficit calórico?
Quando temos uma alimentação balanceada, com a quantidade de nutriente necessários para se manter, nossas reservas de gordura são usadas e é possível atingir o déficit calórico. Mas como saber o quanto devemos comer e quanto devemos consumir? E como consumir todas essas calorias? Venha entender!

  • Monitore suas calorias
    Todos os produtos que consumimos informam a quantidade de caloria contida, em seu rótulo. Anote esses números. Também existem aplicativos nos quais é possível colocar qual foi a nossa refeição, como almoço e janta, e eles calculam as calorias daquela refeição. É mais fácil para calcular o que foi consumido no dia.
  • Exercícios são seus aliados
    Combine a prática de atividades físicas com sua alimentação. Afinal, a melhor forma de gastar bastante caloria é através dos exercícios.
  • Consulte um médico
    Lembre-se não entrar em dietas que não são para você! Procure sempre um nutricionista e outros profissionais qualificados da saúde. Faça acompanhamento do todo o processo com alguém de confiança e não tente realizar tratamentos por conta própria.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba conteúdos exclusivos no seu email :)

icon-orange

Utilizamos  cookies. Para oferecer uma melhor experiência de navegação no site.