Viajar é um momento de diversão! É o tempo que se tira para sair da rotina, conhecer lugares novos, relaxar e se desligar da sua vida cotidiana. E, para que você possa realmente curtir sem nenhuma preocupação, é preciso garantir que nada de ruim vá acontecer. O seguro viagem é o que dá essa segurança.
Ninguém quer que a viagem seja estragada por algum problema com a mala, ou que seja interrompida por algum companheiro de viagem que passa mal e precisa procurar um hospital em outro país. É claro que sempre esperamos que tudo fique bem e nada disso aconteça. Mas imprevistos fazem parte da vida e, por mais que pensemos que isso só aconteça com outras pessoas, nunca sabemos se vai ser a nossa vez de passar por essas situações.
Por isso que existe o seguro viagem. Este serviço é uma forma de prestar suporte a quem for viajar e auxiliar caso aconteça alguma coisa. Apesar de ser mais comum em viagens internacionais, você também pode contratar um seguro em viagens pelo Brasil. Inclusive, existem países que exigem a contratação de um seguro para liberar a entrada, como é o caso de muitos lugares na Europa.
Mas afinal, o que um seguro viagem cobre?
Existem vários tipos de seguro e cada um tem sua parte protegida, mas, em geral, são os seguintes itens:
Despesas médicas
Esse é o item mais comum em seguros de viagem, já que em alguns países, como os Estados Unidos, os custos de um atendimento médico pode chegar a milhares de dólares. Nunca se sabe quando você pode passar por uma emergência hospitalar e o seguro te ajuda com isso.
Lembrando que o valor do atendimento não pode ultrapassar o valor segurado.
As despesas também podem incluir custos referentes à medicamentos, transporte do paciente e cobertura para doenças preexistentes.
Bagagem extraviada
Esse é o medo comum em todos que vão viajar: chegar em seu destino e descobrir que sua mala foi extraviada, furtada ou danificada. O seguro é uma forma de se prevenir de passar uma dor de cabeça com os seus pertences.
O reembolso é calculado pelo peso da mala registrado pela companhia aérea ao ser despachada e é preciso comprovar o extravio ou o dano da bagagem para ser ressarcido.
Assistência jurídica
Muitas pessoas não sabem, mas algumas seguradoras também prestam auxílio para quem precisa de consultas jurídicas. As despesas incluem honorários pagos para advogados e outros assuntos ligados à assistência jurídica.
E como funciona?
Tudo o que você precisa fazer é contratar o serviço e viajar tranquilamente. Caso aconteça alguma coisa, basta entrar em contato com a sua seguradora e você será orientado no que fazer. O atendimento oferecido deve ser para qualquer lugar do mundo e em português!
Veja também: