Caraíva é um pequeno vilarejo beira-mar no litoral sul da Bahia. O lugar é pequeno, em torno de 700 habitantes, e tem suas peculiaridades, como a não circulação de carros na ilha, a luz elétrica é restrita somente a residências e alguns estabelecimentos, além de ser praticamente impossível achar sinal no celular. Então, por que esse destino tem atraído cada vez mais turistas?
A vila é ideal para quem busca se desligar de tudo e entrar em um túnel do tempo para outra época. Caraíva é um local que passa a sensação de que o tempo parou e te oferece a oportunidade de experimentar como é uma vida mais simples.
Os maiores atrativos de lá são a praia e o rio, que garantem aos visitantes um contato maior com as belezas naturais. As ruas da cidade também são de areia. As casas são coloridas e completam o charme do lugar.
Como chegar em Caraíva?
Como lá é proibido a circulação de carros, esse meio está parcialmente descartado para se entrar na vila. Mas você pode usá-lo para pegar a estrada que leva até o Rio Caraíva. Lá, existem um estacionamento para deixar o carro e você deve pegar uma canoa dos nativos para atravessar e chegar em Caraíva. O custo deste translado é de R$5,00 por pessoa.
Já dentro do vilarejo, o melhor jeito de se locomover é a pé. A maior parte dos pontos turísticos fica em uma distância que se pode percorrer facilmente andando. Aproveite para relaxar e sentir a areia nos pés! E se o passeio for muito longe, não se preocupe. Você pode pegar um buggy, que tem autorização para circular na vila.
O que fazer por lá?
É claro que o contato com a natureza é o principal de lá, mas Caraíva vai além disso.
A Praia da Barra é uma das mais conhecidas do local, já que ela tem o grande diferencial de ser uma praia de rio e de mar ao mesmo tempo. Lá você pode sentar em uma das cadeiras e apreciar um bom peixe.
A praia de Caraíva é ideal para quem adora uma faixa de areia vazia. Lá é a definição de sossego. A vila também conta com outras praias, como do Satu e do Camarão. O rio é um atrativo em Caraíva, lá você pode simplesmente tomar um delicioso banho de rio ou então fazer um passeio de barco ou descer a correnteza de boia.
O local tem uma diversidade de restaurantes e a comida não decepciona: bem típica da região com bastante tempero! E engana-se quem pensa que a vida noturna lá é parada. A madrugada se agita com um belo forró e os restaurantes abrem com um cardápio especial.
Gostou da região? Você visitaria?
Foto: Melhores Destinos