icon-orange
Pets

Tártaro? Como cuidar da saúde bucal dos cachorros?

Redação Ymeet :)

Redação Ymeet :)

Somos apaixonados por encontrar fornecedores maravilhosos, talentos, ideias que só precisam de divulgação!

Você escova os dentes do seu pet com que frequência? Para algumas pessoas, pode parecer loucura a ideia de escovar os dentes do seu animalzinho, mas esse hábito na verdade deveria estar na rotina dos pais de pet. Geralmente se fala muito sobre consultas veterinárias frequentes, mas a saúde bucal acaba sendo negligenciada. Com isso, o tártaro pode aparecer. A veterinária tem um ramo dedicado a odontologia dos pets e o YPets vai te mostrar porque você deveria passar a escovar os dentes do seu bichinho!

A escovação dental é o meio mais eficaz de cuidar da saúde bucal do seu cachorro, pois assim que se previne doenças muito comuns nestes animais, como o tártaro e a gengivite.

O que é tártaro?
Um mal que atinge tanto humanos quanto cachorros, tártaro são placas de bactérias que se formam na boca em virtude do acumulo de restos de alimento nos dentes. Por isso a escovação é o fator determinante para se previnir dessa doença.

Caso o cão passe a ter tártaro, é preciso levá-lo a um veterinário para fazer um limpeza, na qual o seu animal terá que estar sob efeito de anestesia geral.

Se não for tratado, o tártaro pode causar infecções e migrar para a corrente sanguínea e outros órgãos, como pulmão e coração.

Como escovar os dentes do cachorro?
O ideal é escovar pelo menos uma vez ao dia, mas sabemos que adaptar o cachorro a essa rotina é bem difícil. Se o seu cãozinho ainda é filhote, esse é o momento perfeito para introduzir a escovação. Assim, ele se acostuma desde pequeno a isso.

Agora, se o seu cachorro for adulto, a recomendação é começar a escovar os dentes com cuidado e devagar. Faça isso uma vez por semana e vá diminuindo a frequência conforme ele se adapta.

É recomendado também iniciar com o dedal para que o animal não estranhe muito, mas depois passe para a escova pois o dedal não tem limpa todos os alimentos. Faça movimentos circulares durante a escovação, não use a força e não precisa fazer correndo. Lembre-se sempre de elogiar o seu cachorro e acariciá-lo, para que ele tenha boas associações na hora da escovação.

O que usar?
Em hipótese alguma use escova de dentes de humano no seu cachorro, isso pode machucá-lo. Nas pet shops são vendidas diversos tipos de escovas especificar para o seu bichinho. O mesmo serve para a pasta de dentes!

Existem outros produtos que podem ser usados, como brinquedos e petiscos antitártaro e enxaguante bucal para cachorros.

Comentários

Comente aqui :)

Receba conteúdos exclusivos no seu email :)

icon-orange

Utilizamos  cookies. Para oferecer uma melhor experiência de navegação no site.