icon-orange
Pets

Quando dar banho no cachorro?

Redação Ymeet :)

Redação Ymeet :)

Somos apaixonados por encontrar fornecedores maravilhosos, talentos, ideias que só precisam de divulgação!

Existe uma frequência ideal para banho no cachorro? Depende de cada animal? Como saber quando está na hora do banho? Essas são algumas dúvidas que os tutores encontram sobre os cuidados com o pet. Quando sei que devo dar banho no cachorro? Afinal, ninguém quer seu pet com cheiro de “cachorro molhado”. Entenda a hora certa de levar seu melhor amigo para debaixo do chuveiro!

Qual a frequência certa?

A verdade é que não existem números exatos sobre quando dar banho em seu cachorro. Tudo depende de fatores como raça, animal, ambiente e hábitos do pet.

Assim, um animal que fica mais dentro de casa, não precisa de banhos na mesma frequência que um animal que fica em quintal. Os passeios também podem interferir na limpeza.

Mas, se você quiser se basear em algo, pode ter como referência o tamanho da pelagem do seu bichinho:

Cães de pelo curto

Para animais que possuem os pelos menores, o tempo do banho pode ser menor. Opte por intervalos entre 10 e 15 dias.

Cães de pelo longo

É importante entender a diferença entre os pelos longos. Para animais com a pelagem extensa, como Poodle e Golden Retriver, o ideal é a cada 15 dias. Isso acontece porque os pelos podem acumular mais sujeiras, além de embaraçar com facilidade.

Já para os pets que tem pelos que se assemelham os cabelos humanos, como o Shih-Tzu e o Yorkshire, a frequência perfeita é a cada semana, pois o pelo pode acumular muita oleosidade.

Perigos do excesso de banhos

Não pense que é só dar bastante banho no seu pet que resolverá o problema! Existem perigos para o excesso de banho no animal. Confira alguns:

  • Remoção da camada de oleosidade/gordura – essa camada é uma forma de proteger o animal contra fungos e bactérias. Sem ela, o bichinho fica propenso a infecções, alergias e dermatites.
  • Baixa imunidade – o excesso de banho remove as bactérias boas, que protege o organismo do animal. Assim, eles podem pegar mais doenças.

#Dica: em caso de dúvidas, procure sempre o veterinário.

Comentários

Comente aqui :)

Receba conteúdos exclusivos no seu email :)

icon-orange

Utilizamos  cookies. Para oferecer uma melhor experiência de navegação no site.