icon-orange
learn

Palavras de origem árabe que usamos no dia a dia

Picture of Redação Ymeet :)

Redação Ymeet :)

Somos apaixonados por encontrar fornecedores maravilhosos, talentos, ideias que só precisam de divulgação!

Você conhece alguma palavra árabe? Aposto que para muitos a respostas é não. Alguns ainda dirão quibe ou esfiha. Afinal, é um idioma que parece ser tão distante do nosso… mas saiba que não é bem assim!

A linguística – o ramo que estuda a origem das línguas – comprova que os idiomas não surgiram sozinhos, mas na verdade foram incorporando diversos dialetos até formar uma unidade linguística, além de sofrer influência de línguas estrangeiras.

Por exemplo, o latim é responsável pela formação de muitos idiomas usados até hoje no mundo, como o espanhol, francês e até mesmo o português. Sim! Nossa língua é derivada do latim. Essas são chamadas de línguas românticas – que vieram do latim.

Já o árabe é uma língua muito mais antiga e é considerada sagrada, já que o Alcorão foi escrito nela. Mas então, o que o árabe tem a ver com o português?

Vamos lá! O português que falamos hoje no Brasil sofreu muitas influências ao longo dos séculos. Começando pelo português de Portugal, que vieram com os colonizadores, também temos resquícios de variados dialetos africanos, trazidos pelos escravos. E não vamos esquecer das línguas de povos indígenas que viviam aqui. Além deles, temos a vinda de imigrantes de lugares como Itália, Japão e Alemanha.

Ou seja, nossa língua é uma rica mistura de idiomas! E o árabe não ficou de fora. Usamos palavras no nosso dia a dia que vieram dos nossos amigos do Oriente Médio. Confira algumas:

1- Café
Sim! A bebida que é nossa cara tem seu nome derivado da palavra árabe qahwa.

2- Fulano
Uns amam essa palavra. Outros odeiam. Seja lá qual for seu time, ninguém pode negar que ela é muito usada por nós brasileiros. E ela vem da palavra árabe fulân, que significa algo como “aquele.” Faz sentido, não é mesmo?

3- Açúcar
Continuando nas especiarias, esse item que não falta nas casas brasileiras também tem o nome derivado do árabe as-sukkar.

4- Sofá
A palavra portuguesa sofá vem do árabe suffa, usado para descrever uma esteira ou móvel estofado.

E olha que essas não são as únicas, palavras como enxaqueca, arroz, azul e garrafa também vieram do árabe. Não é interessante?

Leia também:

Palavras em inglês (e expressões) que usamos muito

Curiosidades sobre a língua portuguesa

Já conhece o nosso Instagram? Segue a gente lá!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba conteúdos exclusivos no seu email :)

icon-orange

Siga o Ymeet

Utilizamos  cookies. Para oferecer uma melhor experiência de navegação no site.