icon-orange
Pets

Otite em cães e gatos

Redação Ymeet :)

Redação Ymeet :)

Somos apaixonados por encontrar fornecedores maravilhosos, talentos, ideias que só precisam de divulgação!

Otite em cães e gatos? Saiba mais sobre o assunto!

Provavelmente você já ouviu falar em otite nos humanos, mas sabia que essa condição também pode afetar seu melhor amigo peludo? A otite é uma inflamação ou infecção na orelha. Pode acontecer somete de um lado ou dos dois e pode atingir três diferentes partes da estrutura auditiva: externa, média e interna. Venha entender suas causas, como cuidar e se existe prevenção.

Quais são as causas da otite?

Existem diferentes fatores que levam a otite, como parasitas e corpos estranhos que entram na orelha (grama, cerume, pelos). Também pode aparecer por alergias e questões ambientais, principalmente calor e umidade.

Fique atento: a anatomia do seu pet é uma coisa a prestar atenção. Caso as orelhas dele sejam caídas, o bicho fica propenso a sofrer da otite, já que a região não é ventilada. Outros pontos como higiene, acúmulo de água pós banho e produtos inadequados são alertas vermelhos.

Principais sintomas:

  • Coceira
  • Secreção na orelha
  • Mau cheiro na região
  • Perda de equilíbrio
  • Perda de pelo nas orelhas
  • Cabeça sempre torta e balançando bastante

Como tratar a otite?

Caso perceba algum destes sinais, leve seu pet no veterinário para um diagnóstico. O profissional irá descobrir a causa da otite e, assim, decidirá pelo melhor tratamento. Normalmente os cuidados são com fármacos e limpeza do canal auditivo.

Caso a otite não seja tratada corretamente, pode gerar complicações como estreitamente do canal e perda de audição.

Existe prevenção?

Nem tudo está perdido! Existem atividades que você pode fazer para evitar esse mal. Durante o banho, dê uma atenção especial para as orelhas. Evite que entre água nelas e mantenha o local sempre ventilado e tosado, atenção necessária principalmente se seu pet tiver orelhas caídas. Mantenha sempre a higienização das orelhas em dia e não hesite em pedir a ajuda de um veterinário de confiança.

Comentários

Comente aqui :)

Receba conteúdos exclusivos no seu email :)

icon-orange

Utilizamos  cookies. Para oferecer uma melhor experiência de navegação no site.