icon-orange
Pets

Acupuntura para pets: saiba tudo sobre o assunto

Redação Ymeet :)

Redação Ymeet :)

Somos apaixonados por encontrar fornecedores maravilhosos, talentos, ideias que só precisam de divulgação!

Você já ouviu falar em acupuntura? Essa é um tratamento milenar chinês que consiste na aplicação de agulhas finas em pontos específicos do corpo. Os chineses acreditavam que nosso corpo possui uma energia chamada Qi e ela está acumuladas em várias regiões, denominadas meridianos. Quando as energias estão desequilibradas, isso pode causar problemas físicos e mentais no corpo. E é aí que entra a acupuntura: ela tem o objetivo de equilibrar essa energia, reestabelecendo a ordem no organismo. A acupuntura pode ser usada para tratar diferentes males, desde problemas respiratórios, intestinais e ortopédicos, até males como ansiedade e insônia.

E se o YPets te falar que esse tratamento não é exclusivo dos humanos e que existe a especialidade acupuntura veterinária? Desde 2014 é reconhecida como Especialidade Médica Veterinária pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Afinal, os bichinhos também podem sofrer problemas físicos que precisam ser tratados. Por que não incluir a acupuntura? Mas calma, sabemos que muitas pessoas ficam surpresas quando sabem disso, por isso vamos explicar um pouco mais sobre essa prática.

Como funciona?
Assim como para os humanos, a acupuntura para pets precisa ser prescritas por um profissional qualificado. A partir daí, é muito parecido com os humanos: são inseridas as agulhas nos pontos necessários para a cura do animal!

Os animais são sedados?
Não é necessário e, na verdade, não é nem recomendado, pois pode interferir na acupuntura. Assim, cada profissional tem seus métodos para acalmar o animal durante as sessões.

E o que é tratado?
A acupuntura em animais também trata de diferentes especialidades, como problemas na coluna, ósseos, doenças gastrointestinais, insuficiência renal, obesidade, infecções, oncologia… o tratamento é para muitos males.

Quanto tempo é o tratamento?
Esse é um fator bastante relativo, já que depende da condição de cada animal. Além disso, fatores como idade e peso podem alterar a prescrição. Por isso que não é um tratamento feito por vontade própria e necessita de um acompanhamento veterinário. E o tratamento muitas vezes pode ser em conjunto com outras técnicas, como medicamentos.

Sabia que existem planos de saúde para pets que cobrem acupuntura? Leia mais sobre isso na nossa matéria sobre estes planos

Comentários

Comente aqui :)

Receba conteúdos exclusivos no seu email :)

icon-orange

Utilizamos  cookies. Para oferecer uma melhor experiência de navegação no site.