Otite em cães e gatos? Saiba mais sobre o assunto!
Provavelmente você já ouviu falar em otite nos humanos, mas sabia que essa condição também pode afetar seu melhor amigo peludo? A otite é uma inflamação ou infecção na orelha. Pode acontecer somete de um lado ou dos dois e pode atingir três diferentes partes da estrutura auditiva: externa, média e interna. Venha entender suas causas, como cuidar e se existe prevenção.
Quais são as causas da otite?
Existem diferentes fatores que levam a otite, como parasitas e corpos estranhos que entram na orelha (grama, cerume, pelos). Também pode aparecer por alergias e questões ambientais, principalmente calor e umidade.
Fique atento: a anatomia do seu pet é uma coisa a prestar atenção. Caso as orelhas dele sejam caídas, o bicho fica propenso a sofrer da otite, já que a região não é ventilada. Outros pontos como higiene, acúmulo de água pós banho e produtos inadequados são alertas vermelhos.
Principais sintomas:
- Coceira
- Secreção na orelha
- Mau cheiro na região
- Perda de equilíbrio
- Perda de pelo nas orelhas
- Cabeça sempre torta e balançando bastante
Como tratar a otite?
Caso perceba algum destes sinais, leve seu pet no veterinário para um diagnóstico. O profissional irá descobrir a causa da otite e, assim, decidirá pelo melhor tratamento. Normalmente os cuidados são com fármacos e limpeza do canal auditivo.
Caso a otite não seja tratada corretamente, pode gerar complicações como estreitamente do canal e perda de audição.
Existe prevenção?
Nem tudo está perdido! Existem atividades que você pode fazer para evitar esse mal. Durante o banho, dê uma atenção especial para as orelhas. Evite que entre água nelas e mantenha o local sempre ventilado e tosado, atenção necessária principalmente se seu pet tiver orelhas caídas. Mantenha sempre a higienização das orelhas em dia e não hesite em pedir a ajuda de um veterinário de confiança.